quarta-feira, 27 de julho de 2011

REDE SOCIAL ZONA NORTE E INCLUSÃO SOCIAL

A expressão “inclusão social” tem sido bastante veiculada e discutida por diversos setores sociais e veículos de comunicação. Há várias formas de conceituar esse termo, entre estas, inclusão social pode ser definida como um conjunto de ações que combatem a exclusão aos benefícios da vida em sociedade, provocada por diversos motivos como as diferenças de renda, de origem geográfica e etnia, de educação, gênero, idade, de existência de uma deficiência física ou mental, de preconceitos raciais, e até de orientação sexual.
O grande desafio das pessoas que defendem a questão da inclusão social é tornar a sociedade um lugar viável para a convivência entre pessoas, com todas as suas características e potencialidades, na realização de seus direitos e necessidades.
O processo de inclusão deve ser realizado em uma parceria, onde as pessoas e a própria sociedade devem buscar juntas solucionar problemas e criar oportunidades.  A sociedade faz a sua parte, e se adapta para poder inserir pessoas com necessidades específicas. Ao mesmo tempo, estes indivíduos também se preparam para assumir seus papéis na sociedade.
A inclusão social é uma questão de políticas públicas, mas não só depende destas. O Terceiro Setor tem cada vez mais tomado espaço através de associações, fundações, institutos, iniciativas beneficentes, voluntários que seguem a lógica do altruísmo, da filantropia e da reciprocidade. Estes têm trabalhado (e batalhado) para mudar a sociedade, a estrutura dos seus sistemas comuns em vários aspectos, tais como educação, trabalho, lazer e saúde e por fim, para promover de maneira mais efetiva a inclusão social.
A influência do Terceiro Setor é bastante importante. Parte das mudanças e inovações sociais mais significativas dos últimos tempos foram obtidas graças à criação e ao grande trabalho destas organizações.
Neste contexto todo, a Rede Social Zona Norte tem feito sua parte com muita eficiência, promovendo ações, diversas articulações e uma série de troca de informações que muito tem contribuído para o desenvolvimento de sua localidade e para a melhora de vida de muitos indivíduos. Nos próximos posts iremos relatar algumas histórias de pessoas que se beneficiaram muito das ações desta Rede e que fazem questão de dar uma devolutiva para motivar e estimular a continuação deste trabalho de grande importância.
Camilla Casaletti - Hospital João Evangelista (Membro da Rede Social Zona Norte)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...