quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Distribuindo Saber: Rede Social Zona Norte possibilita acesso democrático à leitura.


Ler é uma atividade necessária para a vida de qualquer cidadão ao proporcionar a formação de idéias e a construção de conceitos e valores. Além possibilitar o prazer, é um dos caminhos que ajuda as pessoas a: aprimorar o conhecimento, refletir sobre o mundo e a condição humana.

Uma pesquisa divulgada em julho de 2004 pela fundação cultural norte-americana,
National Endowment for the Arts, atesta que um leitor regular tem a vida muito mais ativa e bem-sucedida do que a pessoa que passa o tempo livre vendo televisão ou em outra atividade que não exige raciocínio. Para quem lê, a vida é uma sucessão de novas experiências ampliando seus horizontes. No segundo caso, a maturidade torna-se um processo de atrofia mental. A medicina sabe que exercitar a mente através da leitura ajuda até a prevenir o mal de Alzheimer, doença degenerativa que atinge os idosos, e ajuda a viver com maior disposição. Contudo, no Brasil estima-se que apenas 50% da população com mais de 5 anos lê com regularidade, segundo o instituto Pró-livro, em pesquisa realizada em 2011.

A Rede Social Zona Norte, preocupada em possibilitar o acesso democrático à leitura e à escrita, pensou o projeto “Nas Estantes da Zona Norte”, que consistirá na distribuição gratuita de livros nas estações de metrô da região, a fim de aproximar de forma prazerosa o leitor e o livro.

O projeto, que acontecerá no dia 30 de outubro, das 14h00 às 19h00, nas estações do metrô Tucuruvi, Parada Inglesa, Santana e Carandiru, tem como meta distribuir gratuitamente, 5000 livros e dar início a um movimento de fomento à leitura na Zona Norte.

Além da distribuição gratuita de livros, será oferecida uma programação cultural diversificada e voltada ao incentivo a leitura, que trará às estações Saraus, Mediações de Leitura, Contação de Histórias, Dança, Esquetes de Teatro, Leitura Dramática e muito mais...

Se você quer saber mais sobre esse projeto ou participar, escreva para

Juntos, podemos construir uma Zona Norte melhor para todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...