sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Nas estandes da Zona Norte: a união faz a força, mas o bem nos leva ao inimaginável

39 MIL LIVROS DISTRIBUÍDOS EM QUATRO ESTAÇÔES DA LINHA 1 DO METRÔ

Do Portal ZNnaLinha
Último dia 30 de outubro: a Rede Social Zona Norte distribuiu 39 mil livros, no projeto Nas Estantes da Zona Norte, celebrando o Dia Nacional do Livro. Filas ininterruptas se formaram nos pontos de distribuição das estaçoes de metrô Carandiru, Parada Inglesa, Santana e Tucuruvi. Segundo Joeli Rocha, coordenadora do projeto, o estoque de livros se esgotou antes do horário previsto, 19h.
Estaão Parada Inglesa: todos queriam livros de graça.

 Cada estação teve uma pessoa responsável pela operacionalização do projeto. Assim, cada ponto de distribuição funcionou de uma maneira específica. O que mais surpreendeu aos usuários do metrô foi a qualidade dos livros oferecidos. A editora Paulus ofereceu 5 mil kits com cinco ou sete livros de autores consagrados.

Em paralelo, atrações artísticas se revezavam nas quatro estações, adicionando mais cultura à proposta inicial. Estivera presentes o Coral da UniSant' Anna; performance teatral com Marko Conc�, Andressa Carolini e Celson Amâncio; música com harpa, por Cely Rodrigues; música com Luitte Venutti e Angela Conte; sarau do Grupo de Poetas Declamadores, Músicos e Cantores Independentes de SP; contações de histórias realizadas por  Deise Tebaldi e Sandro Coelho.
Estação Tucuruvi: sala de leitura e sarau poético

Também atuaram a maestrina Maura Fernandes e o saxofonista José Carlos; sarau poético com Noemi de Carvalho, José Carlos Nakazone, Maria Conceição e Salete Lima; os personagens Branca de Neve (Monizze Miranda) e Cinderela (Carolina Ferreira), e os atores Mário Perella (interpretando Carlitos) e Aderaldo (interpretando Monteiro Lobato).

O sucesso do Nas Estantes da Zona Norte se deveu ao comprometimento de muitos voluntários, entre os quais se destacaram os membros das bibliotecas públicas. "Nós das bibliotecas da Zona Norte, somos uma mini-rede dentro do Sistema Municipal de Bibliotecas, muito unida e solidaria uma com a outra", disse Joeli Rocha, coordenadora do projeto e da biblioteca Nuto Sant'Anna.
Estaço Carandiru: fila grande e livros de arte distribuidos.

Participaram coordenadores e funcionários das seguintes bibliotecas públicas: Afonso Schmidt, Érico Veríssimo, Menotti Del Picchia, Sylvia Orthof, José Mauro de Vasconcelos, Narbal Fontes, Nuto Sant'Anna, Pedro Nava, Brito Broca e a Coordenadoria Regional Norte do Sistema Municipal de Bibliotecas. A Biblioteca de São Paulo, no Parque da Juventude, coordenou a entrega de livros na estacão Carandiru.

Houve o apoio de editoras que forneceram a impressionante quantidade de 39 mil livros. Foram elas as editoras Contexto, Paulus, Madras, SENAC, além do Ministério da Saúde e do projeto De Mão em Mão, da Secretaria Municipal de Cultura. O Colégio Luiza de Marillac, membro da Rede, fez uma ampla coleta interna de livros para o projeto. E cabe um agradecimento aos salgadinhos fornecidos pela Alpes Doceria e o sanduíche de metro preparado pela Uilma, do Centro Social Salette.
Estação Santana: Não foi fácil para a Rede organizar tanta gente.

O Dia Nacional do Livro é comemorado no dia 29 de Outubro; pois nesse dia, em 1810, foi inaugurada a Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, com a vinda da Real Biblioteca Portuguesa para o Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...