terça-feira, 5 de novembro de 2013

PROJETO DA REDE SOCIAL ZONA NORTE DISTRIBUI MAIS DE 35000 LIVROS GRATUITAMENTE

Quatro estações do Metrô – 29/Out/2013 
      No Dia Nacional do Livro a Rede Social Zona Norte cumpriu sua missão de incentivar o progresso cultural da comunidade com o projeto Nas Estantes da Zona Norte, distribuindo 35.000 livros aos usuários do metrô. Pessoas vieram de longe para usufruir do prazer de receber um livro – símbolo cultural por excelência. E ficaram satisfeitos, devido à qualidade das publicações. 
Distribuição em Santana.Distribuição em Santana. Satisfação do público.Satisfação do público.
SANTANA – A 2ª edição do Nas Estantes da ZN repetiu os pontos de entrega do ano anterior, as estações do Metrô Carandiru, Santana, Parada Inglesa e Tucuruvi. Até o local nessas estações foram os mesmos, exceto Santana, que em 2012 recebeu o evento no corredor subterrâneo, e neste ano abrigou os voluntários e milhares de livros próximos ao bicicletário, junto à av. Cruzeiro do Sul. Sendo a estação que tinha mais livros para distribuir, encerrou o estoque ao meio-dia, com apenas duas horas de atividades. “Cultura é sempre bem-vinda, livro é um aprendizado que não se perde”, afirmou Carina da Silva, auxiliar administrativa e moradora de São Mateus. 
Distribuição no Tucuruvi.Distribuição no Tucuruvi. Sortudo com livro de luxo.Sortudo com livro de luxo.
CULTURA – No Tucuruvi o local de distribuição ficou um pouco afastado do grande fluxo de usuários, por isso a ação foi quase até 15h. Welton Cruz, designer de interiores e morador do Jardim Tremembé, retirou os seus livros. “É importante para divulgar a cultura. É difícil ter um evento assim, numa área de grande circulação. As pessoas ficam até com medo, mas quando entendem procuram um livro que interesse”, afirmou Welton. 
Distribuição na Parada Inglesa.Distribuição na Parada Inglesa. Família leitora unida.Família leitora unida.
DE ITAJUBI – A estação Parada Inglesa teve atrações artísticas, como o ator Amilton Ferreira, representando Carlitos, e os músicos Cely Rodrigues (harpa) e Valdir Lombardi (sax). Elisabeth Rosales, aposentada e moradora da cidade de Itajubi, viu a chamada no jornal A Gazeta da Zona Norte e convidou toda a família, onde estava hospedada, para curtir esse momento cultural. Vieram com ela o irmão Claudio, a cunhada Jana e o sobrinho Diego. A distribuição de livros na Parada Inglesa seguiu até o final do horário estipulado, 15h. 
Distribuição na Carandiru.Distribuição na Carandiru. Vieram da Penha para ganhar livros.Vieram da Penha para ganhar livros.
DO JABAQUARA – A organização na estação Carandiru ficou a cargo da Biblioteca de São Paulo. Membro da Rede, essa biblioteca fica a 300 metros da estação, e colocou diversos funcionários para atuar na entrega dos livros. Talvez por ser a estação mais próxima do centro, ela recebeu pessoas vindas de outras regiões. Através do site Catraca Livre as estudantes de Jornalismo Ananda Vasconcelos e Mariana Giordão vieram do Jabaquara para entender como a Rede funciona e como fizeram esse projeto. Um grupo de jovens do 3º Ano da ETEC Aprígio Gonzaga, na Penha, também veio para receber os livros.

Minudências
@ O Dia Nacional do Livro, 29 de Outubro, homenageia a fundação da Biblioteca Nacional do Brasil, em 1810.
@ Dos 35.000 livros, 30.000 eram infantis, e faziam parte de 5.000 kits, com seis livros cada, doados pela editora Paulus. Os outros 5.000 livros eram predominantemente adultos.
@ As editoras SENAC e Madras fizeram doações significativas.
@ A variedade “avulsa” de livros se deveu á contribuição feita pelas bibliotecas públicas participantes, pela Biblioteca de São Paulo e pelas entidade Semear e Associação Amigos do Tremembé. Variedade e qualidade, com muitos clássicos e livros de destaque.
@ Participaram as seguintes bibliotecas municipais: Pedro Nava, Nuto Sant'Anna, Sylvia Orthof, Afonso Schimidt, José de Anchieta, José Mauro de Vasconcelos, Álvares de Azevedo e Érico Veríssimo.
@ Além dos acima citados, também foram parceiros: SENAC Santana, Companhia do Metrô, Movimento Santana Viva, Blog Zona Norte, Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, New Star, Sociedade Beneficente Caminhando para o Futuro, Copiadora Zona Norte, CIESP Norte, Lar Sol Pães e Doces, Portal ZNnaLinha, Carmel By The Sea, Afeto e Cidadania, e Centro Cultural da Juventude.
@ A Rede Social Zona Norte tem três anos e meio de existência, e se reúne duas vezes por mês, em endereços itinerantes. Mais informações em
www.redesocialzonanorte.blogspot.com.br


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...